Blog

Deck de Madeira: 45 Inspirações + Tipos, Vantagens e Manutenção

Por Arq Deck - 26/04/2019
Deck de Madeira: 45 Inspirações + Tipos, Vantagens e Manutenção

Muito usado em áreas externas, principalmente em volta da piscina, o deck de madeira leva aconchego e beleza a qualquer lugar onde é aplicado. A beleza do material natural valoriza e dá mais vida ao local, além de proporcionar conforto térmico a quem caminha sobre o deck de madeira.

Você também é fã desse elemento arquitetônico e quer ter um na sua casa? Então conheça os tipos, vantagens e dicas de manutenção do deck de madeira. Além, é claro, das imagens que separamos para você se inspirar a fazer o seu projeto.

 

1. Depois deste post, você vai saber tudo sobre decks de madeira! Projeto de Juliana Baumhardt

Foto: Viva Decora

Tipos de deck de madeira

Basicamente, existem dois tipos de deck de madeira: o deck de madeira modular e o tradicional.

Deck de madeira modular

Existem dois modelos de deck de madeira modular. Um deles conta com uma base feita de estrutura de borracha com encaixe "macho-fêmea" e o outro é o mini deck, uma peça pré-pronta formada por painéis ou réguas de madeira.

 

2. O deck de madeira modular pode ser usado tanto dentro quanto fora de casa e é muito usado para fazer caminhos

Foto: Viva Decora

O deck de madeira modular, seja com a estrutura de borracha ou o mini deck, simplifica a instalação, o que dispensa a contratação de profissionais para fazê-la. Isso, no final das contas, diminui o custo.

Deck de madeira tradicional

Como você já deve imaginar, o deck tradicional é formado por réguas de madeira, ou seja, por peças únicas, separadas. A instalação desse modelo é mais trabalhosa e requer um profissional e as madeiras nobres, como Ipê, Itaúba e Jatobá, são as mais recomendadas.

 

3. As réguas de madeira geralmente vêm em tamanhos pré-definidos, mas você pode cortá-las com um marceneiro. Projeto de Hipólito de Oliveira

Foto: Viva Decora

 

Vantagens do deck de madeira

As vantagens do deck de madeira são várias, mas separamos algumas principais para citar, como:

  • Pode ser usado sobre outros revestimentos
  • Montagem rápida
  • Conforto térmico
  • Custo mais baixo do que de pisos cimentícios atérmicos
  • Visual sofisticado

 

4. Sala de banho sofisticada com deck de madeira. Projeto de Casa Cor 2016

Foto: Viva Decora

Instalação e manutenção do deck de madeira

A piscina com deck de madeira é algo que muitas pessoas querem em casa. Porém, para isso, é importante saber como é feita a instalação e a manutenção desse elemento.

Para fazer a instalação do deck de madeira, o primeiro passo é planejar. Só assim você vai saber as medidas para saber exatamente quantas réguas ou módulos serão necessários.

 

5. Você pode adaptar o tamanho das réguas de madeira de acordo com o seu projeto. Projeto de Zaav Arquitetura

Foto: Viva Decora

Já para garantir a conservação, é importante que você saiba que as madeiras para deck de madeira geralmente já vêm tratadas, por isso você só vai precisar fazer a manutenção depois de um ano - e depois sempre anualmente.

Para fazer a manutenção do deck de madeira com verniz, será necessário raspar e aplicar o produto novamente. Porém, se for usar o stain, isso é desnecessário.

6. Faça a manutenção do deck anualmente para garantir sua durabilidade. Projeto de RBP Arquitetura

6. Faça a manutenção do deck anualmente para garantir sua durabilidade. Projeto de RBP Arquitetura

Foto: Viva Decora

Tanto o verniz quanto o stain não saem com água, mas o último também afasta insetos e fungos e bloqueia raios UV. Além disso, ele penetra e é absorvido pelo deck de madeira, o que é muito positivo.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..